quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Dr. Tales lidera pesquisa eleitoral em Brejo do Cruz


POR: Genésio Oliveira EM 11 de novembro de 2020 - Categoria: Regional

Pesquisa encomendada pelo Portal WSCOM junto ao Instituto Sigma Algebra / Certifica Consultoria, sobre os números da corrida eleitoral no município de Brejo do Cruz. A consulta aponta os percentuais de intenção de voto para prefeito naquela cidade localizado na região do Médio-Piranhas, no Sertão paraibano.

Confira os dados da pesquisa na modalidade de pergunta estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado:

– Dr. Tales (PSDB) – 48%

– Barão (PL) – 44%

– Não sabe – 4%

– Branco / Nulo – 3%

– Não respondeu – 1%

PESQUISA ESPONTÂNEA

A pesquisa também aferiu a opinião dos entrevistados na modalidade espontânea, que é quando o entrevistador não apresenta nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando é questionado. Confira:

– Dr. Tales (PSDB) – 47%

– Barão (PL) – 44%

– Branco / Nulo – 5%

– Não sabe – 4%

REJEIÇÃO

A pesquisa WSCOM / Instituto Sigma Algebra / Certifica Consultoria também consultou os índices de rejeição dos candidatos. Os números foram:

– Barão – 42%

– Dr. Tales – 29%

– Rejeita todos – 3%

– Poderia votar em todos – 10%

– Não sabe – 15%

– Não respondeu – 1%

PROJEÇÃO: INTENÇÃO DE VOTOS VÁLIDOS

A consulta também faz uma projeção dos votos válidos, quando são descontados os votos em branco e os votos nulos.

Os números são esses:

– Dr. Tales (PSDB) – 52%

– Barão (PL) – 48%

SOBRE A PESQUISA

O Instituto Sigma Algebra / Certifica Consultoria entrevistou 300 eleitores de 21 localidades, entre bairros e comunidades das zonas urbanas e rural do município de Brejo do Cruz. São elas: Adecob, Bairros dos Estados, Balisa/Bom Jardim, Barragem, Brado Monte/Tabuleiro, Brejinho Totó, Centro, Com Olho Dágua Alves, Com Riacho Jardim, Com Tobibas, Emboca Marinheiros /Curral Queimada, Pau Darco/Lon, Populares, Santa Rosa de Cima/Tião Galinha, Três Meninas.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: PB-03953/2020. A margem de erro máxima é de 5,6% para mais ou para menos, com uma confiança de 95%, isto implica que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado obtido retratar os dados reais da população é de 95%.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *