sábado, 2 de dezembro de 2023

Protesto em Jericó na PB-325 contra abertura de comporta do açude Carneiro


POR: Genésio Oliveira EM 2 de dezembro de 2023 - Categoria: Jericó

Atualizado às 16h45

A Agência Executiva de Gestão das Águas do estado da Paraíba (Aesa) realizou na tarde deste sábado o fechamento da comporta do açude Carneiro.

O autor do Blog recebeu a informação repassada pelo deputado estadual Gilbertinho Leite (União Brasil) que explicou a situação ao diretor presidente da Aesa, Porfírio Catão, para autorizar o fechamento da comporta. A manifestação na PB-325 foi encerrada após os moradores receberem a notícia que a comporta seria fechada.

Entenda o caso 

Moradores da cidade de Jericó realizaram um protesto na rodovia estadual PB-325 na manhã deste sábado (02/12). A manifestação ocorreu após a comporta do açude Carneiro ser aberta na tarde dessa sexta-feira (01/12).

Os manifestantes cobram providências da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) para autorizar o fechamento da comporta. Eles afirmam que a população dos municípios que são abastecidos pelo manancial pode ficar prejudicados no abastecimento de água. Já os pescadores do município também são contrários pois afirmam que a medida ocorre no início da piracema (época de reprodução de peixes).

Outro lado

A abertura da comporta foi uma reivindicação através de ata de associações dos produtores e criadores para o consumo de água dos animais e irrigação na jusante do manancial, juntamente com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que solicitou por meio de ofício a abertura da comporta ao presidente estadual do Comitê de Bacia do Estado da Paraíba, Waldemir Fernandes Azevêdo. O reservatório possui hoje 76,57% de sua capacidade.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.