quinta-feira, 21 de março de 2019

Prefeita de São Bentinho contratou servidor fantasma para pagar compra de boi


POR: Genésio Oliveira EM 21 de março de 2019 - Categoria: Regional

A prefeita de São Bentinho, Giovana Leite Cavalcanti Olímpio, foi processada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por improbidade administrativa pela contratação de servidor fantasma para saldar uma dívida do pai dela, o ex-prefeito Ivan Olímpio de Almeida, no montante de R$ 40 mil, pela compra de bovinos.

De acordo com o promotor de Justiça Leidimar Almeida Bezerra, o crime foi admitido pelo próprio servidor, que ocupou o cargo em comissão de diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Básica, recebendo verbas públicas, sem exercer a função de fato.

O servidor fantasma permaneceu no cargo entre junho de 2013 e setembro de 2014, recebendo R$ 920 mensais sem ir trabalhar.

“Como se vê, trata-se, na verdade, da velha política dos funcionários ‘fantasmas’, em que o gestor municipal, fraudando a lei que exige o concurso público, nomeia para os chamados cargos de confiança pessoas com o intuito de beneficiá-las, sem que estas pessoas sequer desempenhem funções no Município. A trama foi desvendada quando o servidor fantasma, irresignado porque havia sido exonerado antes da quitação total da dívida, compareceu a esta Promotoria e noticiou o fato, acompanhado da documentação comprobatória, descrevendo o ato ímprobo com riqueza de detalhes”, afirma o promotor.

No processo, o promotor requisitou que a Justiça torne indisponíveis os bens dos envolvidos na ação e a condenação deles, com possibilidade de perda de função pública.

Portal Correio



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.