quinta-feira, 7 de julho de 2022
POR: Genésio Oliveira EM 7 de julho de 2022 - Categoria: Catolé do Rocha
O Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, realizou mutirão de cirurgias de catarata, sendo realizados 300 procedimentos, 100 por dia. A iniciativa atendeu a população da 8ª Região de Saúde, que compreende 10 municípios.
As intervenções aconteceram através do programa Opera Paraíba, que em 2022 já realizou mais de 3 mil cirurgias oftalmológicas em todo o estado.
A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é possibilitar o foco da visão em diferentes distâncias. A doença é mais comum entre pessoas da terceira idade.
A cura da catarata só é possível por meio de cirurgia. A operação é realizada com anestesia local e consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial.
Fonte: Secom PB