sábado, 21 de agosto de 2021

Conferência Municipal de Assistência Social debate propostas e melhorias para Mato Grosso


POR: Genésio Oliveira EM 21 de agosto de 2021 - Categoria: Mato Grosso

O Conselho Municipal de Assistência Social, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (20), na Creche Municipal, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mato Grosso. O evento abordou o tema “Assistência Social: direito do povo, dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, com a presença da conferencista Concília Magda de Araújo Lopes, que falou sobre a temática.

O principal objetivo da Conferência foi de fortalecer as políticas públicas de assistência social em Mato Grosso, visando promover o desenvolvimento social no município, além de ser um momento oportuno para debater melhorias e elaborar propostas para o futuro.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Priscila Campos, enfatizou a importância do evento, por ser um momento que gera o debate e a participação de vários segmentos do SUAS.

“A Conferência é um momento importante para debatermos sobre a Política Pública de Assistência Social e tem como meta principal a participação de todos os segmentos representativos que compõem a sociedade do município, além de pessoas interessadas e que defendem a política de assistência social, onde discutimos ótimas propostas para o crescimento do nosso município”, explicou Priscila.

Durante o evento, foram discutidos os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dia direitos socioassistenciais ao enfrentamento das desigualdades.

Eixo 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Eixo 3:  Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

Eixo 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

Eixo 5: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergência.

Fizeram parte da composição da mesa o prefeito Doca Lima, o chefe do departamento pessoal da Prefeitura, Francisco Freitas, representando a secretária de Assistência Social Josiana Lima, Naleska Silva; a secretária da Mulher, Maria Francisca e a coordenadora do CREAS Regional, Lívia Jalles; bem como a usuária do SCFV/CRAS Maria Ribeiro.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *