quarta-feira, 18 de julho de 2018

Carro volante alimentado por Energia solar em Pombal


POR: Genésio Oliveira EM 18 de julho de 2018 - Categoria: Regional

O sertão paraibano é uma região de grande radiação solar. Nele, atualmente, vem sendo desenvolvido um projeto para a produção de energia através da emissão de raios solares, beneficiando algumas cidades do semiárido.

O município de Pombal é destaque quando o assunto é energia limpa e renovável. O propagandista Josimar Oliveira da Silva, 31 anos, criou um carro de mão de propaganda volante alimentado por energia solar.

De acordo com Josimar, a ideia surgiu há três anos com o objetivo de economizar na conta de energia no fim do mês. Antes de utilizar o painel fotovoltaico, o propagandista carregava a bateria, e o seu consumo de energia chegava em torno de R$ 80,00 por mês. “Depois que eu comecei a usar placa solar, para não carregar mais no carregador, eu economizei cerca de 70% no bolso”, disse.

O carro é alimentado por uma placa solar de 60W que carrega continuamente a bateria e sustenta o equipamento de som, oferecendo sombra ao condutor. Com o veículo, Josimar percorre as ruas de Pombal, divulgando lojas e produtos.

“Eu trabalho o dia todo com ele, ao chegar tarde da noite eu desligo e a carga que estiver na placa trava. No outro dia que a placa pegar carga solar ela repõe a energia”, afirmou.

Por Genésio Oliveira



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *